quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

2. O COMPUTADOR
2.1. O Que é?
O computador é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto
de instruções e destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de
intervenção humana. Entre vários benefícios, podemos citar:
grande velocidade no processamento e disponibilização de informações;                                                  precisão no fornecimento das informações;
próprio para execução de tarefas repetitivas;
propicia a redução de custos em várias atividades;
Compartilhamento de dados.
2.2. Breve Histórico
 O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do
ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como
Soroban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de
ensino pelo mundo.
Antigo ábaco romano Máquina Pascalina
Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar
(máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era
simplificar o ofício do pai, que era contador.
Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina
Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e
dividir.
Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático
controlado por cartões perfurados, em 1801.
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Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em
1822, e a Máquina Analítica, em 1833. É considerado o precursor do computador
eletrônico digital, pois sua máquina analítica possuía três estágios fundamentais
(como os computadores atuais): (a) entrada (com cartões perfurados), (b)
processamento utilizando memória (de engrenagens), abrigando o programa em
execução e (c) saída.
Máquina de diferenças de Babagge
Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de
processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear
de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890.
Mark I foi o primeiro computador eletro-mecânico, inventado pelo professor
Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944;
 ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro
computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly
da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000
válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos.
ENIAC
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John Von Newman, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a
proposição prática para computadores universais, que armazenam programas
em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse
princípio é utilizado nos computadores até hoje.
Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC).
2.3. Gerações
Primeira geração. Computadores constituídos de válvulas eletrônicas.
Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM 701. Definidos como “jurássicos”, eram
enormes, pesavam toneladas e funcionavam com aproximadamente 18000
válvulas. Não existia dispositivo de armazenamento.
Segunda geração. Fins dos anos 50, inicio dos anos 60 engloba computadores
equipados com transistores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM
1401. Surgirão também as linguagens de programação de alto nível: Fortran                        
(1957), Cobol (1960), Basic (1964).            
Terceira geração. Meados da década de 70, década de 80 compreende
computadores constituídos de circuitos integrados. Escalas de integração:
SSI - Small Scale of IntegrationMSI - Middle Scale of Integration.
Exemplos: IBM /360 e IBM /370.
Surgiram as primeiras LAN’s (redes locais) e os computadores passaram a
ser utilizados em âmbito comercial e empresarial.
Quarta geração. Com o final da década de 80, inicio da década de 90, são os
computadores constituídos de circuitos integrados nas seguintes escalas:
LSI - Large Scale of Integration
VLSI - Very Large Scale of Integration.
Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores.
O avanço na telecomunicação (celular), nas pesquisas em torno do
desenvolvimento de uma inteligência artificial, de tecnologias como a
nanotecnologia e a biometria representam o que hoje podemos esperar do
avanço tecnológico. O dinamismo com que essa evolução ocorre nos traz a
certeza de que os filmes de ficção cientifica podem não mais se limitar as telas
do cinema. Podemos citar ainda as redes sem fio (wireless), a fibra óptica, a
computação gráfica.
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VÁLVULAS TRANSISTORES
3. ORGANIZAÇÃO DOS COMPUTADORES
3.1 PRINCIPIOS DO FUNCIONAMENTO

Um sistema baseado em computador é, na verdade, composto por hardware e software.
Hardware é o nome que se dá para a parte física do computador. É tudo que você
pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral).
Software é o nome que se dá a toda parte lógica do computador. Ou seja, são os
programas que você vê funcionar na tela do micro e que dão "vida" ao computador.
Sem um software adequado à suas necessidades, o computador, por mais bem
equipado e avançado que seja, é completamente inútil.
O computador não é uma máquina com inteligência. Na verdade, é uma máquina
com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de
dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados.
Basicamente, o computador é organizado em três grandes funções ou áreas, as quais
são: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados.

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