terça-feira, 20 de dezembro de 2011

E o Kalango, pra onde foi?

Linux Kalango, distrubuição brasileira com esquema de organização baseado no debian. Muito eficiente, e, no caso da versão 3.3 tem um ambiente grafico muito bonito, a instalação é de uma velocidade impresionante, no meu caso ela demorou apenas quatro minutos!!!

O sistema conta com um grande acervo de softwares para atender as necessidades dos desktops de qualquer meio, seja ele residencial, corporativo ou governamental.
Ao realizar um boot com o CD, ele reconhece automaticamente todo o hardware do computador e configura automaticamente, não importa qual a configuração, se os componentes forem compatíveis com o Linux o sistema o reconhecerá e se encarregará de deixa-lo funcionando sem exatamente nenhuma intervenção do usuário. Além disso caso esteja conectado em uma rede com um servidor DHCP, após o carregamento do sistema já poderá navegar na internet sem nenhuma configuração adicional.
O foco é sempre a facilidade de uso, para isso foi simplificado ao máximo a distribuição de modo que um usuário inexperiente possa realizar tarefas do dia-a-dia como: navegar na internet, receber e-mail, bater papo, escutar músicas, ver vídeos e muito mais. Os programas são fáceis de achar devido a organização e padronização dos menus.
O Kalango conta com softwares livres disponíveis nas mais diversas áreas, como amaroK (Player multimídia), K3B (Gravação de CD e DVD), Azureus Vuze (Cliente para bittorrent), OpenOffice (Suíte de escritório), Gimp (Tratamento de imagens), Inkscape (Desenho vetorial), Firefox (Navegador web), Thunderbird (Cliente de email) e muito mais. Também conta com o Synaptic (Simples Gerenciador de Pacotes), na qual você pode instalar vários programas com poucos cliques.
O ambiente padrão é o KDE (K Desktop Environment), que é um completo desktop, acompanha um painel de controle com muitas opções de personalização e configuração, apelo visual e um conjunto de programas que juntos formam uma solução completa para os desktops em geral.

Instalando: Sua instalação é muito simples, e como já disse também é muito rápida, veja o vídeo que preparei:

Em resumo esta distro é uma boa opção para instalar em se desktop, é uma pena qe tenha sido descontinuada, e por isso não tenha um bom reconhecimento de hardwares novos...mas nada que um "upgrade system" não resolva...
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário