quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O que é SHELL LINUX ?

O shell é um módulo que atua como interface usuário - sistema operacional, possuindo diversos comandos internos que permitem ao usuário solicitar serviços do sistema operacional. O shell também implementa um linguagem simples de programação que permite o desenvolvimento de pequenos programas (os famosos shell scripts).

Um pouco de história...


Agora que nós já sabemos o que é o shell, vamos ver um pouco de sua história.

Desenvolvido por S.R Bourne em 1975, o Bourne Shell foi um dos primeiros shells desenvolvidos. Por ser bastante bastante simples ele continua sendo até hoje um dos mais rápidos e mais leves.

A evolução do Bourne Shell foi o C Shell. Desenvolvido por Bill Joy ele apresentava como inovações o histórico de comandos, o alias (que permite usar um "apelido" para comandos complexos) e o controle de processos em foreground e background. Mas a característica principal do C Shell era a semelhança de sua sintaxe com a da linguagem C. Recentemente tivemos o desenvolvimento do Turbo C Shell, que apresenta algumas melhorias em relação ao C Shell.

Na busca da implementação do das características positivas do Bourne Shell e do C Shell, surgiu o Korn Shell, desenvolvido por David Korn.

O Bash (Bourne Again Shell) surgiu como uma reimplementação do Bourne Shell realizada pelo Projeto GNU (www.gnuproject.org). Apresentando melhorias em relação ao Bourne Shell, esse shell se popularizou pela expansão em sistemas GNU/Linux e portanto, é nele que iremos nos basear para o desenvolvimento desse artigo.

Listando e se movimentando no shell

$ pwd

Mostra o diretório a atual.

$ ls

Lista os arquivos (não ocultos) dentro do diretório atual, ou seja, todos os arquivos começando com "." não serão listados, que em geral são arquivos de configuração

$ ls -a

Lista todos os arquivos (inclusive os ocultos).

$ ls -l

Lista os arquivos não ocultos, mostrando o tamanho e as permissões de usuários.

$ ls -la

Lista todos os arquivos, mostrando o tamanho e as permissões de usuários.

$ cd

Muda o diretório para o seu diretório de usuário.

$ cd nomedir

Muda para o diretório "nomedir", desde de que este esteja dentro do diretório atual.

$ cd /nomedir1/nomedir2

Muda pra o diretório "nomedir2" dentro do diretório "nomedir1", que por sua vez está no diretório raiz ("/").

$ cd ..

Muda para um diretório acima do diretório atual.

E muito mais...as maravilhas do shell não se limita só a isso...

Fonte: VIVAOLINUX.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário